domingo, 31 de janeiro de 2010
Igreja da Penha
Aos domingos gosto de ir até a Igreja da Penha, localizada na praia homônima. Lá encontro a igreja nova, uma construção simples com janelões, que considero a igreja com a melhor vista do Atlântico do Brasil e, a capela, que foi construída em 1763 (se não me engano!)onde fica a imagem da santa, Nossa Senhora da Penha. Uma passada rápida por aqui e a segunda-feira fica light.
Biscoito de Gergelim (Tareco très chic)
Outra receita fácil, com bom rendimento e gostosa!
Biscoito de Gergelim, que batizei de Tareco Très Chic. Tareco é um biscoitinho bem popular na Paraíba, perfeito para acompanhar um cafezinho, o difícil é comer um só. O danado é tão conhecido, que já foi parar até na música do compositor e cantor, Flávio José: "...eu me criei matando a fome com tareco e mariola, fazendo verso dedilhado na viola...". O meu biscoito ficou parecido com tareco, mas como é coberto com gergelim, ficou muito chique. Agora vou ouvir Flávio José, comendo Tareco Très Chic e tomando suco de manga.
Biscoito de gergelim (Tareco Très Chic)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: cerca de 70 biscoitinhos
Grau de dificuldade: fácil
Custo: médio
Ingredientes:
3 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/4 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
200g de manteiga ou margarina
1 colher de chá de essência de baunilha
1 gema (reserve a clara)
1 ovo inteiro
cerca de 250g de gergelim
Preparo:
1. Coloque os ingredientes secos numa tijela grande e misture bem.
2. Junte a manteiga oumargarina e vá amassando e misturando com a ajudade um garfo até obter uma farofa grossa.
3. Acrescente a essência de baunilha, a gema e o ovo. Amasse bem com as pontas dos dedos.
4.Com uma colher de sobremesa, pegue pequenas porções da massa, enrole e, depois amasse a bolinha, deixando-a achatada. Enrole todos os biscoitinhos e vá colocando-o sobre um pano de prato limpo.
5. Coloque o gergelim num prato fundo(se você comprou à granel, verifique antes se não há bichinhos e outros corpos estranhos). Em outro prato coloque a clara, acrescente duas colheres de sopa de água e bata rapidamente.
6. Molhe a palma da mão nesta mistura de clara, pegue um biscoitinho de cada vez e espalhe a clara suavemente sobre ele.
7. Vá colocando-os no prato com gergelim e envolva-os completamente com as sementinhas.
8. Disponhas-os numa assadeira, não é preciso untar, deixando uma distância de 3cm entre eles.
9. Asse em forno preaquecido por cerca de 20 minutos, até que as sementes comecem a dourar. Retire do forno, espere esfriar e guarde os biscoitos em vidros hermeticamente fechados. Duram 15 dias.
Toalha com receitas
Eis o bacalhau do domingo passado. Ficou muito bom, é fácil e ainda impressiona!
Bacalhau à Moda Sol
Ingredientes:
500gr de bacalhau (eu usei 1,5kg!!)
1 kg de batatas
3 tomates
3 pimentões
3 ovos cozidos
3 cebolas
azeite de oliva
queijo parmesão ralado
100g de azeitonas pretas
Modo de preparar:
Demolhe o bacalhau, trocando a água até ser suficiente para remover o excesso de sal (há quem fique 2 dias fazendo isto, eu não tenho este tempo, então uso bacalhau dessalgado). Ferva por 10 minutos o bacalhau e desfie-o em pedaços grandes. Coloque no fundo de um refratário o azeite e em seguida o bacalhau já desfiado.
Cozinhe as batatas em rodelas e coloque em cima do bacalhau. Regue com azeite. Em cima das batatas coloque as cebolas, tomates e pimentões, todos cortados em rodelas. Lembre de regar com azeite entre as camadas. Por cima de tudo coloque os ovos cozidos fatiados, o queijo parmesão ralado, as azeitonas e mais azeite.
Leve ao forno para gratinar por 10 minutos (ou o tempo que for suficiente para dar aquela aquecida e o cheirinho bom se espalhar pela casa).
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Eu voltei, agora prá ficar...
Ai, ai...fiquei um tempão sem aparecer por aqui, agora bateu uma vontade de voltar a escrever...vou continuar com o dia-a-dia.
Assinar:
Postagens (Atom)